domingo, setembro 11, 2005

Viagens de sonho

Para quem quiser e puder deslocar-se a Óbidos e Caldas da Rainha, sugerimos uma visita a quatro interessantes monumentos:

- Igreja de Nª Senhora do Pópulo – Caldas da Rainha.
Construída entre a última década do século XV e o ano de 1508, funcionou como capela privativa do Hospital Termal criado em 1485 pela Rainha D. Leonor. O seu provável arquitecto foi Mateus Fernandes, o mesmo que concluiu a exuberante porta de entrada das Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha. É uma obra de dimensões modestas, mas de grande beleza e significado, anunciadora das portentosas realizações do manuelino. Uma jóia. Está localizada atrás do Hospital Termal.

- Igreja de Santa Maria - Óbidos.
Admirar as telas de Josefa de Óbidos, obra de 1661.

- Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Fica à entrada de Óbidos na estrada que vem das Caldas da Rainha. É uma construção imponente em estilo barroco, sendo aí venerada uma curiosa cruz de pedra do período Paleocristão (séculos IV e V).

- Eburobrittium – Escavações de uma importante cidade túrdula, profundamente renovada pelos romanos. Está a cerca de um quilómetro de Óbidos, tendo acesso por uma estrada de terra ou através de um percurso pedonal. Esta cidade é citada por Plínio, escritor romano do século I, e foi encontrada no decurso das obras de construção da auto-estrada do Oeste. Está demarcado o Fórum e já foi posta a descoberto uma parte importante das termas, nomeadamente uma bela piscina circular com 3,4 metros de diâmetro interno.

Bons passeios. Há muito Portugal para descobrir!

D.E.

Sem comentários: