segunda-feira, março 08, 2021

8 DE MARÇO

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Houve uma amiga que me avisou e eu tomo sempre boa nota dos avisos das amigas. Nesta data, pensava publicar sobre o «dia triunfal» de Fernando Pessoa, 8 de Março de 1914, quando o poeta, acercando-se de «uma cómoda alta e tomando um papel», escreveu de pé trinta e tal poemas a fio, segundo o que narra a Adolfo Casais Monteiro na célebre carta sobre a génese dos heterónimos. O meu 8 de Março era outro, mas caiu-lhe em cima o aviso da minha amiga. E assim, para não desfeitear Pessoa nem as mulheres, muito menos a amiga estimável, lembrei-me de trazer aqui, em homenagem a elas, o único “heterónimo” feminino do autor de Mensagem – nada mais, nada menos que Maria José, corcunda de 19 anos, escrevente daquela carta que começa assim:

Senhor António:

O senhor nunca há-de ver esta carta, nem eu a hei-de ver segunda vez porque estou tuberculosa, mas eu quero escrever-lhe ainda que o senhor o não saiba, porque se não escrevo abafo.

Eu tenho dúvidas que Maria José seja um heterónimo, mas no acervo do “Arquivo Pessoa - Obra Édita” é assim que aparece. Aceitemo-lo então. E vivam as mulheres, a Maria José e o Dia Internacional da Mulher!  


Sem comentários: