terça-feira, outubro 15, 2013

CARTA DE FERNANDO PESSOA "ÀS SUAS DISCÍPULAS"

“Minhas queridas discipulas, desejo-lhes, com um fiel cumprimento dos meus conselhos, inummeras e desdobradas volupias com o animal macho a que Egreja ou o Estado as tiver atado pelo ventre e pelo appelido.
É fincando os pés no solo que a ave desprende o vôo. Que estas imagens, minhas filhas, vos seja a perpetua lembrança do unico mandamento spiritual.
Ser uma cocotte, cheia de todos os modos de vicios, sem trahir o marido, nem sequer com um olhar – a volupia é isto, se souberdes conseguil-o....
Ser cocotte para dentro, trahir o marido para dentro, stal-o trahindo nos abraços que lhes daes, não ser para elle o sentido do beijo que lhes daes –oh mulheres superiores, ó minhas mysteriosas Cerebraes – a volupia é isso.
Porque não aconselho eu isto aos homens tambem?... Porque o Homem é outra especie de ente. Se é inferior, recomendo-lhe que use de quantas mulheres puder: faça isso e sirva-se do seu desprezo quando [ ]. E o homem superior não tem necessidade de nenhuma mulher. Não precisa da posse sexual para a sua volupia. Ora a mulher, mesmo a superior, não aceita isto: a mulher é essencialmente sexual.”

FERNANDO PESSOA, “Correspondência Inédita”
Organização de MANUELA PARREIRA DA SILVA,
Lisboa, Livros Horizonte, 1996, pp. 198-199.
 

2 comentários:

Ricardo António Alves disse...

o grande Onanista...

Manuel Nunes disse...

Sei lá, meu caro! O Régio é que tem o "Soneto de Onan" ("Biografia"). Acaba assim: "Porque eu me basto para achar o mundo!" :)