quarta-feira, dezembro 20, 2017

FICÇÕES


Há tanta coisa que eu ignoro
e é tão irremediável este tempo perdido
Ó boi da paciência sê meu amigo!

António Ramos Rosa

O boi da paciência, explica-me o sentido do boi da paciência, pedia-lhe ela, agitando no frenesim das mãos o livro do poeta António Ramos Rosa.  
E eu sei!? E eu sei!? Resposta dele.
Que ele sabia, sim senhor, não tinha era vontade de lhe dar atenção, de perder tempo com ela, pois se não sabia por que razão lia tão avidamente os escritos dos poetas? A voz fraquejou-lhe em falsete, o peito  sobressaltado e ofegante, tremeu-lhe a vista e uma ruga insinuou-se-lhe no rosto no auge da contrariedade que a tomava.
Ele disse-lhe que a poesia é a expressão de sentimentos indizíveis, inexplicáveis, mas ela não quis ouvir. Atirou com o livro para cima da mesa, o qual ficou estranhamente aberto, as folhas levantadas em leque. Gostava mais de romances e narrativas históricas, o boi da paciência não estava com ela na leitura de poesia.
Não se pode amar alguém que não lê o mesmo poema, pensou ele, lembrando-se de uma conhecida canção popular, e saiu para a varanda a olhar o céu da noite. Julgou ver o poeta na sua viagem através de uma nebulosa, transfigurado de anos e esquecimento, cruzando no carro de Apolo o vasto tecto de estrelas.
Esteve ali muito tempo a olhar o céu, a noite era gelo. Não se pode amar, não se pode amar, ia dizendo baixinho.
Foi então que ela veio ter com ele à varanda. Afagou-lhe o braço, puxou-o para si e levou-o para dentro. A mesa da sala coalhava-se de estrelas que saíam do livro aberto. E ambos conseguiam vê-las.     
 
   

Sem comentários: