segunda-feira, fevereiro 20, 2017

O TIRANO DEUS CUPIDO



Tendo professado no convento da Rosa de Lisboa, situado na Costa do Castelo e destruído pelo terramoto de 1755, sóror Violante do Céu (1607-1693) distinguiu-se pela sua poesia de expressão amorosa, não tanto de amor ao “Divino Amante”, como algumas religiosas suas contemporâneas, mas ao amante carnal que  se apresentava às grades do convento e nele era recebido como na intimidade de uma alcova.  Ora veja-se este belo soneto:

Que suspensão, que enleio, que cuidado
é este meu, tirano Deus Cupido?
pois tirando-me enfim todo o sentido
me deixa o sentimento duplicado.

 Absorta no rigor de um duro fado,
tanto de meus sentidos me divido,
que tenho só de vida o bem sentido,
e tenho já de morte o mal logrado.

Enlevo-me no dano que me ofende,
suspendo-me na causa de meu pranto,
mas meu mal (ai de mim) não se suspende.

Oh cesse, cesse, amor, tão raro encanto,
Que para quem de ti não se defende
Basta menos rigor, não rigor tanto.



Sem comentários: