quinta-feira, fevereiro 10, 2022

MONTE PARNASO


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
(...)

Espero que nos próximos quatro anos não me acometam razões pra desejar ir-me embora pra Pasárgada... Mas não é este eventual mal de alma que me traz aqui. Lembrar, sim, o centenário da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal  de São Paulo, de 11 a 18 de Fevereiro de 1922. Ali, num conjunto de intervenções, assinalou-se o nascimento do  movimento modernista no Brasil. Manuel Bandeira não esteve presente, mas um poema seu - "Os sapos", uma sátira ao Parnasianismo e seus epígonos - foi lido por Ronald de Carvalho com grande entusiasmo do público. Ronald de Carvalho, esse mesmo cujo nome figurava em Orpheu, junto do de Luiz de Montalvôr, como director da revista no Brasil. 

Sem comentários: