domingo, setembro 06, 2020

DIÁRIO DA FESTA


COISAS QUE VI E OUVI HOJE:

«Querem-nos quietos, confinados e com temor» – Jerónimo de Sousa  a propósito da campanha de intoxicação que rodeou o arranque da Festa do Avante!.

«Ecologia sem luta de classes é jardinagem» – frase atribuída a Chico Mendes em inscrição de T-shirt.

«Estes gajos da JSD devem sofrer de uma disfunção sexual qualquer» – comentário de uma militante comunista sobre o cartaz colocado por aquela organização nas imediações da Festa: «ASSIM SÓ A COVID LEVARÁ AVANTE».

«O verdadeiro vírus é o capitalismo!» – cartaz do Partido Comunista da Grécia.

Episódio contado por Madeira Lopes na sessão de homenagem a Bernardo Santareno: o pai do dramaturgo arrancou em Fátima a azinheira sobre a qual se dizia ter aparecido Nossa Senhora; uma parte foi queimada no local, outra levada para Pernes, para uma fábrica de torneados de madeira, onde serviu de matéria-prima para o fabrico de piões. Um sacrilégio!

Homenagem a Fernanda Lapa.

Revisitação da exposição “A água e as levadas da Ilha da Madeira”. Segundo um relatório governamental de 1939, existiam duas situações extremas e opostas: proprietários de terra carecidos de água e proprietários de água que não possuíam terra, arrendando estes àqueles a água que possuíam por preços incomportáveis. As lutas pelo direito à água culminaram em 1962 no assassinato da jovem Sãozinha. São impressionantes as fotografias do funeral pela ampla participação do povo apesar do clima repressivo que se vivia.

Contas feitas, menos gente que nos anos anteriores.

Sem comentários: