segunda-feira, novembro 19, 2018

DIARÍSTICA


III
Compreendo que se deserte de uma causa para saber o que se sentirá servindo outra.
Seria talvez agradável ser alternadamente vítima e carrasco.
V
Relativamente à Legião de Honra: Se um homem tem mérito, para que serve condecorá-lo? Se o não tem, pode-se condecorá-lo, porque (isso) lhe dará um lustre.
LXII
Aviso aos não-comunistas:
Tudo é comum, até Deus.
LXXVI
Quando Jesus Cristo, diz: «Felizes aqueles que têm fome, porque serão saciados», Jesus faz um cálculo de probabilidades.
LXXXIV
Todos os imbecis da burguesia que pronunciam incessantemente as palavras imoral, imoralidade, moralidade na arte e outros disparates fazem-me pensar em Louise Villedieu, puta de cinco francos, que, acompanhando-me uma vez ao Louvre, onde ela nunca fora, se pôs a corar, a esconder a cara, e, puxando-me a todos os instantes pela manga, perguntava-me em frente das estátuas e dos quadros imortais como se podia exibir publicamente semelhantes indecências.

CHARLES BAUDELAIRE, O meu coração a nu.

Sem comentários: