Diz quem sabe que Profissão: Repórter (1975), no título original The Passenger, é um dos melhores filmes de Antonioni. Intérpretes principais, um Jack Nicholson ainda a dar para o novo e uma Maria Schneider engraçada e um pouco insegura. Ficou célebre o último plano-sequência do filme, cerca de 7 minutos em que a câmara se move do lado de dentro e de fora da janela gradeada dum quarto miserável de hotel ironicamente designado «de la Gloria». É o momento em que a polícia chega ao local em perseguição do protagonista e este se suicida ante o beco sem saída a que chegara a sua vida.
Vi este domingo, novamente, na sessão das 16:30 do Nimas.
Este ano não fui à festa do Avante!, outras prioridades se levantaram. Estive lá no ano passado, em alegre companhia, respondendo com a minha presença à histeria "securitista" anti-Covid, aliás completamente hipócrita e ordinária, dadas as óbvias motivações contra o partido organizador. Dá-se o caso curioso de ter havido quem me telefonasse ontem a perguntar se eu estava na festa...
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