terça-feira, maio 13, 2014

DOCUMENTOS DOS TEMPOS COLONIAIS

Um exemplo do desprezo a que eram votadas as mais elementares aspirações dos naturais. Até para receber o sacramento do matrimónio era preciso meter cunhas junto de patrões e superiores hierárquicos. Uma igreja para colonos e outra para colonizados -- colonização exemplar.
Nampula 27-10-71
Ex mo Senhor
Alferes Mil. do D.B.I. / NP.
Manuel José Matos Nunes
Muito bom dia.
Vim respeitosamente rogar a V. Excia e enformando-lhe o meu caso com a Paróquia.
Ora!  – eu fui a Paróquia, por caso não toquei o assunto do meu casamento na mão do Senhor Pároco; sem que primeiro ter com Senhor Catequista e ele diz-me assim:
 – Faria bem se o senhor isse ter com os seus ou seu patrão, para ires com eles ou ele, a perguntar que dia será para o meu casamento ou o mês. Para você ficares a espera o dia do seu casamento preparando o seu material. Para você ires sozinho ter com o senhor Padre, ele há-de custar-lhe dar-lhe uma resposta urgente.
Por isso peço ao meu alferes que me dê uma pequena companhia para lá a Paróquia…
Muito grato ficaria se me desse uma resposta possível.
                                                                                  Remete: A………………

Sem comentários: