A propósito de O Idiota, de Fiódor Dostoievski, lembrei-me deste texto de João
Gaspar Simões publicado no nº 6, de 18 de Julho de 1927, da presença. À data, eram directores da
revista coimbrã José Régio, Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, empenhados que
estavam na introdução de novos conceitos de apreciação crítica na literatura
portuguesa. «Em Dostoievski tudo é vivo», diz Gaspar Simões a abrir, o que
remete de imediato para os manifestos da presença
“Literatura Viva” (nº 1, de 10 de Março de 1927) e “Literatura Livresca e
Literatura Viva” (nº 9, de 9 de Fevereiro de 1928). A valorização do elemento
humano na sua vertente psicológica veio a ser o modelo seguido pelos
romancistas da presença na criação das suas obras. João Gaspar Simões assinala
o interesse de se explorar o «sub-solo humano» das personagens, mostrando a sua
natureza contraditória e imprevisível, diferentemente do que era feito até
Dostoievski mesmo por grandes mestres do romance como Stendhal, Balzac, Dickens
e Flaubert. A concepção do homem uno e consequente, expresso através de personagens
que reagiam sempre da mesma maneira, sem uma contradição por onde se manifestasse
a sua complexidade e «natureza verdadeiramente humana», não seria mais possível depois de Dostoievski. Lendo O Idiota, encontramos essas personagens psicologicamente
estilhaçadas em Nastássia Fillíppovna, Aglaia Ivánovna, Rogójin e,
naturalmente, no protagonista, o príncipe Míchkin. Disse Nietzsche, segundo citação de Gaspar Simões, que o escritor russo foi o único que lhe ensinou alguma coisa em psicologia.
= Obra em discussão na Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal José Saramago, Feijó, Almada =
= Obra em discussão na Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal José Saramago, Feijó, Almada =
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